Conhecida como cidade luz, a capital da França é cheia de história pra contar. Confira!
Paris é uma das cidades mais antigas da França e do continente europeu, retratada inúmeras vezes, seja no cinema, em livro, em pinturas, entre outras expressões artísticas, a capital francesa é um destino dos sonhos de muita gente. Charmosa, mistura história e contemporaneidade e uma coisa é certa: quem vai à cidade, se encanta e nunca mais esquece. Pra quem ama esse lugar, confira as 8 curiosidades (garantimos que algumas dessas vocês não sabiam), sobre Paris.
Paris e os parísios
O nome da cidade tem relação com os parísios, população celta de regiões que atualmente correspondem à França, Bélgica e Itália. Eles ocuparam o lugar até a chegada dos romanos, que ao conquista-lo o rebatizou de Lutécia Parisioro, por volta de 52 a.C. Aos poucos o nome foi sendo substituído por Paris.
A cidade já foi a mais populosa da Europa
Por volta no século 14, Paris foi a cidade mais populosa da Europa, com 200 mil habitantes! Mas, a peste negra uma das pandemias mais devastadoras da história devastou a população parisiense.
Palco de acontecimentos históricos
A cidade também foi palco de diversos acontecimentos históricos como o Absolutismo, a Revolução Francesa e vários movimentos culturais responsáveis pela criação de novos paradigmas por meio de pensadores e dos principais artistas do mundo, entre eles, o Iluminismo.
A Cidade Luz
Duas versões complementam o título de Cidade Luz para Paris. A primeira é de que a cidade foi inovadora ao ganhar iluminação noturna, por volta do século 17, com a finalidade de combater a criminalidade. A segunda tem relação com o Iluminismo, movimento de artistas e filósofos que defendiam a liberdade individual e a tolerância religiosa em oposição ao absolutismo.
Torre Eiffel já foi a torre mais alta do mundo
A Torre Eiffel, inaugurada em 1889, atualmente é o edifício mais alto de Paris, mas, ela já foi a mais alta do mundo e só perdeu o posto em 1930, quando foi construído o Chryler Buildin, em Nova York. O ícone francês tem 324 metros e fica 15 centímetros mais alta no verão – com a dilatação do metal devido ao calor – pura física.
Se você quiser chegar ao topo da torre subindo as escadas é preciso coragem não só por conta da altura, como também devido aos seus 1.665 degraus. Ela tem 7 mil toneladas e foi construída para a exposição mundial e logo após sua construção, seria desmontada e vendida como sucata. Ainda bem que isso não aconteceu, não é mesmo?
Louvre já foi um palácio
A imponência do Louvre é ancestral, quando foi construído, no século 12, o edifício era uma fortaleza e no século 16 foi transformado em um palácio real. O último rei a usar o Louvre como residência real foi Luis VXV, que se mudou para o Palácio de Versailles em 1682.
Você pode ir à Disney em Paris
Há um parque da Disney em Paris, que é a versão europeia do parque de diversões mais conhecido do mundo. Digamos que é uma filial da Disneyland, da Califórnia, nos EUA. Conhecida também como Euro Disney, ela foi aberta em 1992 e no espaço há hotéis, complexos de entretenimento e dois parques temáticos. O lugar é uma das principais atrações de Paris.
Paris é 8 e 80 quando se trata de temperatura
Paris ou tem verão escaldante, ou tem inverno rigoroso. Tudo aquilo que o digital influencer Max Petterson falou em seu canal no YouTube é verdade. “Eles acostumam você com o frio, eles botam assim menos 10, dezembro, janeiro, fevereiro. Aí acostuma você com frio, para quando chegar em julho, chegar numa ferveção dessa”.
Saiba tudo sobre a França
- Por que Paris é um dos melhores lugares para estudar no mundo?
- As diferenças entre o francês do Canadá e da França
- Estude em Montpellier: um dos destinos favoritos para o intercâmbio na França
- França: 6 museus de Paris para conhecer
Nos acompanhe nas redes sociais:
Facebook | Twitter | Instagram
0