Você já pensou em estudar ou trabalhar na Nova Zelândia? ou até mesmo fazer as duas coisas, estudar e trabalhar no país? Diversas oportunidades são oferecidas em programas de estudo que permiti brasileiros exercer uma atividade laboral com visto de estudante. Já para aqueles que pretende ficar mais tempo e procura construir sua carreira no exterior, a Nova Zelândia também pode ser uma ótima escolha.
Sobre o País
O país está localizado na Oceania, assim como a Austrália, e também possui um clima agradável: temperado, com longos dias de sol no verão. O idioma falado é o inglês, com aquele sotaque charmoso britânico, e o maori. Com um território equivalente ao Estado do Rio Grande do Sul (270.000 km²), cerca de 4.472 milhões de habitantes vivem por lá. Os Kiwis, como são chamados os neozelandeses, são amáveis, educados e você não se arrependerá de expandir conhecimentos e vivenciar uma nova cultura neste intercâmbio.
A Nova Zelândia é o país que incentiva o intercâmbio e o emprego aos imigrantes de diversas partes do mundo, isso não só movimenta a economia como, também, fomenta a globalização e a multiculturalização.
A língua oficial
A língua oficial da Nova Zelândia é o inglês, que, inclusive, tem um sotaque bem característico deles, e mesmo você já sendo fluente no idioma, vai precisar ter um pouco de paciência. Porém, não se esqueça que o idioma Maori é considerado uma preciosidade nacional e cerca de 23% dos neozelandeses falam o idioma Maori.
Cidades mais procuradas por Intercambistas
Wellington: É a capital da Nova Zelândia e um importante centro financeiro do país. A cidade concentra o polo cultural nacional e as belezas naturais também são destaques, pois é possível encontrar portos e montanhas por lá.
Auckland: É a maior cidade do país e das mais procuradas por estudantes. Ela é bem agitada, com comércios e polos de tecnologia em grande número. Conta também centros de biotecnologia e as produções de filmes e programas de TV são comuns na cidade.
Queenstown: Considerada a mais bela cidade da Oceania, Queenstown é a capital da aventura do mundo, é o berço dos esportes radicais. Cidade recebe milhares de turistas por ano de todas as partes do mundo.
Christchurch: A principal cidade da Ilha Sul, ela reúne geleiras, montanhas nevadas, jardins e parques com uma paisagem de tirar o fôlego. A agricultura é o principal sustentáculo da economia da Cidade. Também podemos destacar que a arquitetura local tem semelhança com arquitetura inglesa.
Tauranga: Uma das principais cidades praianas do país, abriga belas praias e apresenta um clima mais quente. ela também é conhecida por um dos vulcões mais famosos e visitados do país, o Monte Maunganui.
Assista o vídeo e saiba mais informações sobre estudar e trabalhar na Nova Zelândia.
Visto e permissão de trabalho no país?
- Visto de Curta Duração:
A nova regra, em vigor desde Outubro de 2019, diz que brasileiros que desejam ficar no país por até 12 semanas, devem solicitar previamente, de forma online ainda no Brasil o NZeTA que leva até 72h para ficar pronto e pode ser feito por um aplicativo de smartphone.
O NZeTA é um tipo de visto de turismo com validade de 2 anos a partir da data de concessão, ou seja o intercambista tem essa margem para viajar ao país. Porém a permanência em território neozelandês com este visto é de no máximo 12 semanas. Ele custa NZ$35,00 se solicitado por app ou NZ$12,00 se feito pelo website do governo neozelandês. No ato de solicitação do NZeTA, o intercambista também precisa pagar o IVL (International Visitor Conservation and Tourism Levy) com um custo de NZ$35,00. Portanto com este tipo de visto o intercambista não pode trabalhar.
- Visto de estudo com permissão de trabalho:
Para visto de estudos com permissão de trabalho na Nova Zelândia entre 3 e 6 meses, brasileiros precisam apresentar a solicitação do long stay visa, e todo o processo pode ser feito totalmente online. Com esse visto, o aluno poderá trabalhar por 20h semanais durante o curso e 40h no período das férias.
Atualmente o salário pago aos intercâmbistas são de NZ$17,70 a hora ou ≈NZ$1.416,00 por mês em média.
Perfil de quem procura a Nova Zelândia como destino
O intercâmbio tem como objetivo principal promover a troca de cultura, conhecimento e experiências em um novo país. Na Nova Zelândia o intercambista vai encontrar uma das melhores qualidade de vida do mundo. Mas qual o perfil de quem buscam o país?
Na grande maioria, são pessoas que buscam inicialmente investir na fluência da língua inglesa em boas instituições de ensino, buscam trabalhar legalmente durante o período de estudo, também são perfis que procuram países com alto índice de qualidade de vida com um custo benefício para uma longa temporada no exterior.
Além disso, os cursos de diploma abrem portas para cursos de mestrados e doutorados de altíssima qualidade e facilitam ainda mais a estadia permanente do aluno na Nova Zelândia. Também é importante destacar que processo é facilitado uma vez que o intercambista já esteja morando e trabalhando lá.
Quer saber mais informações sobre os vistos para a Nova Zelândia, confira no portal da imigração do país aqui.
E você sonha em viver essa experiência na Nova Zelândia? Para falar com nossa equipe especializada é só clicar aqui.
Confira também
Nos acompanhe nas redes sociais:
Facebook | Twitter | Instagram